24 Horas de Le Mans - A corrida de carros mais icónica do mundo a não perder este fim-de-semana

11 junho 2024

Acompanhe em direto as sessões de treino e qualificações ao longo da semana na Max e no Eurosport.

Filipe Albuquerque, na categoria de LM P2, é o único português em pista.

Lisboa, 11 de junho de 2024 - Esta semana realiza-se mais uma edição das 24 Horas de Le Mans, a mais icónica prova de resistência do mundo. Os melhores pilotos e equipas lutam pela vitória numa batalha onde a noção de resistência perdeu terreno para a velocidade. São, verdadeiramente, 24 horas “prego a fundo”. As marcas mais conceituadas de automóveis competem pela glória no histórico Circuito de la Sarthe, em Le Mans, França, onde uma volta ultrapassa os 13,6 km e as médias rondam os 250 km/h, “brincando” para lá dos 350 km/h nas zonas mais velozes da pista.

Este ano cumpre-se a 92.ª edição das 24 Horas de Le Mans, mas foi em 2023 que se celebraram os 100 anos da prova. A primeira corrida realizou-se entre 26 e 27 de maio de 1923, com 33 carros. Ao longo das décadas sobreviveu à II Guerra Mundial, a momentos trágicos e, mais recentemente, à pandemia global de Covid-19. Le Mans é uma das corridas mais populares do mundo do desporto motorizado e vai poder seguir tudo em direto na Max e no Eurosport.

A 92.ª edição de Le Mans terá a presença de 62 carros e 186 pilotos. Apenas um desses pilotos é português e as expectativas são elevadas. Filipe Albuquerque corre novamente na categoria LM P2. Será a 11.ª participação do português da United Sports em Le Mans, numa prova que até já venceu em 2020. Vai juntar-se aos pilotos Ben Hanley e Ben Keating no Oreca #23 da United Autosport na luta pela vitória.

O grande ausente deste ano é António Félix da Costa. Depois de já ter vencido o campeonato do mundo e a corrida francesa na classe de LM P2 no passado, o piloto luso optou por se focar apenas no Mundial de Fórmula E. Após oito anos seguidos a correr no Mundial de Resistência, Félix da Costa faz um interregno nesta categoria.

Destaque ainda para a presença do piloto luso-angolano Rui Andrade em LMGT3 com a TEAM TF Sport e ainda para a equipa portuguesa Algarve Pro Racing em LM P2 com os pilotos Matthias Kaiser, Olli Caldwell e Roman Senna De Angelis.

Apesar de se disputarem em França, as 24 Horas de Le Mans têm sido dominadas sobretudo pelos alemães, com a Porsche à cabeça com 19 triunfos, seguida da Audi com 13. Em terceiro fica a Ferrari com 910 vitórias. Contudo, é a Toyota que tem esmagado a concorrência mais recentemente, tendo vencido 5 das 6 últimas corridas. No ano passado, a corrida centenária de Le Mans foi ganha pela Ferrari com James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi. Um triunfo impressionante para a escuderia italiana que tinha celebrado em França pela última vez há 58 anos.

A Max e o Eurosport dão total cobertura ao evento em Le Mans emitindo treinos livres, qualificação, hyperpole, “warm-up” e corrida. A análise da ação é feita pelos melhores especialistas como Tom Kristensen, antigo piloto vencedor de 9 edições de Le Mans.

As 24 Horas de Le Mans 2024 a não perder na Max e no Eurosport com a narração de Vítor Sousa e Miguel Roriz e comentários de Ricardo Grilo e Nuno Filipe Pereira.

Contactos

Elsa Marques

PR GuessTheChoice


Vasco Simões

WBD Comms. Executive