HBO encomenda a nova minissérie THE CHAIN, de Damon Lindelof
O projeto da Media Res é a primeira série do contrato geral de dois anos de Lindelof com a HBO.
Lisboa, 30 de janeiro de 2026 - A HBO encomendou oito episódios de THE CHAIN, uma nova minissérie escrita e produzida pelo vencedor dos Prémios Emmy® Damon Lindelof (“The Leftovers” e “Watchmen” da HBO). Lindelof será o showrunner, posição que não ocupa desde “Watchmen”, da HBO. A HBO também assinou um contrato geral de dois anos com Lindelof, que começou em setembro de 2025.
Baseado no aclamado livro homônimo bestseller do New York Times, de Adrian McKinty, THE CHAIN é o primeiro projeto sob este acordo com o estúdio de televisão nomeado aos Emmy® Media Res (“The Morning Show”, “Pachinko”) como coprodutor. Os detalhes ainda não foram revelados, mas diz-se que Lindelof está a expandir a mitologia do premiado thriller de McKinty.
A minissérie HBO Original THE CHAIN é escrita e produzida por Damon Lindelof. A história do episódio piloto é de Damon Lindelof, Carly Wray e Breannah Gibson, e o guião do episódio piloto é de Lindelof e Wray. Michael Ellenberg e Lindsey Springer são produtores executivos da Media Res, estúdio parceiro por trás da série. Shane Salerno é o produtor executivo. Baseada no livro “The Chain” de Adrian McKinty, que também é coprodutor executivo.
Francesca Orsi, EVP, HBO Programming, Head of HBO Drama Series and Films, afirma: "Estamos honrados pela nossa colaboração contínua com Damon Lindelof, um dos criadores mais únicos e distintos do nosso tempo. THE CHAIN promete continuar o seu legado de nos mergulhar nas profundezas do cérebro humano e nos oferecer uma experiência que não é apenas emocionalmente ousada, mas, em última análise, transformadora."
Damon Lindelof, showrunner, escritor e produtor executivo, afirma: "Desde o momento em que ouvi a premissa original e louca do livro de Adrian, fiquei chocado, surpreso e irritado por não ter pensado nisso sozinho. Sempre quis adaptar um grande thriller e este tem todos os toques sombrios, estranhos e emocionantes que despertam a minha imaginação. "Sinto-me muito feliz por trabalhar novamente com Francesca, Casey e Michael, que me trouxeram para a HBO há quinze anos atrás, e estou ansioso para fazer THE CHAIN um elo memorável no seu legado extraordinário."
Sobre Damon Lindelof: Damon Lindelof nasceu em Nova Jersey, filho de uma professora e um banqueiro. Ele também nasceu escritor, embora demorasse mais de 25 anos para o descobrir. Em 2004 ele fez uma parceria com J.J. Abrams para criar “Lost”. Não, eles não estavam mortos o tempo todo. Desde que Damon deixou a ilha, ele trabalhou como escritor e produtor em “Star Trek”, “Promethesus”, “WWZ: Guerra Mundial” e “Tomorrowland – A Terra do Amanhã”. Depois de regressar à TV em 2014, Damon passou três temporadas como showrunner de “The Leftovers” da HBO, aclamada pela crítica, que ele defende veementemente como “não tão deprimente como todos dizem”. O seu projeto mais recente foi a premiada minissérie da HBO “Watchmen”, que ele defende veementemente como “não tão confusa como todos dizem”. Damon também escreveu esta biografia.
Sobre a Media Res: A Media Res é um estúdio de televisão e produtora de filmes nomeada aos Emmy® que desenvolve, produz e financia conteúdo premium para mercados globais. Após um investimento da Redbird IMI, a empresa está a expandir a sua colaboração com artistas criativos, operadoras e serviços de streaming de primeira classe. Fundada por Michael Ellenberg, a programação atual da Media Res inclui a quarta temporada da série dramática da Apple TV vencedora do Emmy, SAG e Critics Choice Award, “The Morning Show”; a segunda temporada da aclamada série “Pachinko” da Apple TV, baseada no bestseller internacional, que recebeu honras dos Peabody Awards, American Film Institute e Critics Choice Awards; a próxima série de comédia da Peacock, “The Miniature Wife”, com produção executiva da nomeada ao Emmy® Elizabeth Banks, do vencedor do Emmy® Matthew Macfadyen e Greg Mottola e protagonizada pelos dois primeiros e o próximo drama da Apple TV “The Dealer”, protagonizado e com produção executiva da vencedora do Óscar Jessica Chastain e pelo nomeado ao Óscar Adam Driver, ambientado no mundo brilhante do mercado de arte de alta qualidade. Projetos anteriores incluem a comédia absurda “I’m a Virgo”, escrita e realizada por Boots Riley, na Amazon Prime Video; a série sobre mudanças climáticas “Extrapolations” de Scott Z. Burns, na Apple TV, protagonizada por Meryl Streep, Edward Norton e Marion Cotillard; e “Scenes From a Marriage”, protagonizada por Jessica Chastain e Oscar Isaac, para a HBO, baseada na clássica série de Ingmar Bergman.