NASTY, um documentário coproduzido pela HBO vai estrear em Max na Europa

14 maio 2024

Lisboa, 14 de maio de 2024 - O bad boy original do ténis, o jogador romeno Ilie Năstase é o tema central de NASTY, um novo documentário que narra a sua vida e notável carreira de conquistas. A coprodução entre a HBO Max (HBO Documentaries Europe) e a romena Libra Films ficará disponível em 23 territórios na semana do lançamento da plataforma de streaming Max na Europa, pouco depois da sua exibição em Cannes. NASTY é produzido por Cosmin Hodor, Tudor Giurgiu (Libra Films) e Hanka Kastelicová e Tereza Bóna Keilová para a HBO.

De acordo com Ilie Năstase: “NASTY foi uma jornada incrível, uma viagem maravilhosa através das recordações. Até agora a reação do público tem sido extraordinária. Estou muito feliz pelo documentário ser transmitido na MAX na Europa e que mais pessoas tenham a oportunidade de o ver. Não é apenas um filme sobre ténis, mas também sobre outra época do desporto, sobre amizade, trabalho duro e o que significa permanecer fiel a si mesmo. Isso é o que sempre fiz. Fiz à minha maneira."

Com origem na Roménia, Ilie Năstase construiu o seu nome nos anos 70 e 80 ao ganhar títulos nos US Open, Roland Garros e Wimbledon. As suas partidas atraíram grandes multidões e muita atenção dos media devido ao seu jogo forte e personalidade. Engraçado, adorável e por vezes arrogante e excêntrico, Năstase foi aplaudido, vaiado, mas nunca ignorado.

“Estou muito feliz por coproduzir este filme fascinante sobre a vida de Ilie Năstase – uma lenda do ténis que acompanhava quando era criança e cujo carisma no court ainda é reconhecido hoje. Os cineastas retrataram habilmente a jornada deste atleta do Leste Europeu que transcendeu fronteiras com o seu talento e personalidade, que lhe rendeu o apelido de Nasty pelo seu estilo envolvente e muitas vezes polémico. Este filme capta a essência de um verdadeiro homem espetáculo, lembrando-nos do legado de Năstase e da marca que deixou no mundo do ténis." - diz Hanka Kastelicová (Vice President & Executive Producer Documentaries HBO EMEA – HBO Max).

“Ilie Năstase foi fabuloso no court. Este jovem de um país comunista conseguiu, em poucos anos, conquistar o mundo com o seu talento e personalidade. Trabalhamos neste projeto há 5 anos, durante os quais descobrimos arquivos impressionantes sobre a carreira e a vida de Năstase e tivemos a oportunidade de conversar com estrelas do desporto, pessoas que foram profundamente influenciadas por ele. Acredito que, no final, nossos esforços serão vistos no ecrã - um retrato de uma personagem complexa, sempre surpreendente e difícil de definir, que fez história para a Roménia e para o ténis." - diz Tudor Giurgiu (Realizador e Produtor).

A partir de 24 de maio os subscritores de Max em Portugal, Hungria, Roménia, Espanha, Andorra, Eslováquia, Moldávia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Kosovo, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia, Eslovénia, Bulgária, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Islândia e a Polónia vão poder assistir ao filme. 

Ilie Năstase foi o primeiro tenista a liderar o ranking ATP em 1973 e é um dos poucos jogadores na história a ter conquistado mais de 100 títulos. O seu talento natural e personalidade grandiosa, dentro e fora dos courts, atraíram o apelido de Nasty e fizeram de Năstase uma estrela global improvável, tendo influenciado o desporto para sempre. O documentário está ainda entre as poucas produções romenas que terão exibição especial no Festival de Cinema de Cannes no dia 23 de maio de 2024, celebrando o documentário e o legado de Ilie Năstase.

NASTY inclui imagens de arquivo notáveis e entrevistas exclusivas com grandes personalidades do desporto, incluindo os especialistas da WBD Eurosport John McEnroe e Boris Becker, explorando os altos e baixos de Năstase, as controvérsias que o cercaram e o impacto duradouro que teve no mundo do ténis.

O filme é corealizado por Tudor Giurgiu da Libertate e pelos estreantes Cristian Pascariu e Tudor D. Popescu. Apresenta ainda Rafael Nadal, Björn Borg, Billie Jean King, a ginasta Nadia Comăneci e o fundador da Nike, Phil Knight; Năstase foi o primeiro desportista a assinar contrato com a marca em 1972.

NASTY é produzido pela Libra Films em coprodução com a HBO e a Televisão Romena. Apresentado pela Fundação Ion Țiriac, Banca Transilvania, Dedeman, Superbet, com o apoio da Mastercard. O filme é produzido com o apoio do Governo Romeno, LIDL, Vodafone, Henkel Roménia, CEC Bank, Regina Maria, HelpNet, Initiative Media. A distribuição nos cinemas na Roménia é feita pela Transilvania Film. Goodfellas é responsável pelas vendas internacionais.

Contactos

Elsa Marques

PR GuessTheChoice


Últimas notícias