O premiado SUPER/MAN: THE CHRISTOPHER REEVE STORY de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui estreia dia 8 de dezembro na Max
Um retrato íntimo do ator e ativista contado pela sua própria voz e através dos olhos da sua família e amigos.
Apresentado pela DC Studios em associação com a HBO Documentary Films, CNN Films, Words+Pictures e uma produção Passion Pictures e Misfits Entertainment.
Lisboa, 26 de novembro de 2024 - SUPER/MAN: THE CHRISTOPHER REEVE STORY, realizado por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui (“McQueen”), estreia dia 8 de dezembro na Max. O filme aclamado pela crítica teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance de 2024 e ganhou recentemente seis Critics Choice Documentary Awards.
Após um acidente que mudou a sua vida, Christopher Reeve manteve a perseverança, usando a sua fama para falar de esperança e mudar a nossa perceção de paralisia, ao mesmo tempo que se manteve um ativista, ator e cineasta dedicado, um pai presente e marido apaixonado de Dana Reeve, o coração da família.
Narrando a sua vida pessoal e profissional antes e depois do acidente a cavalo quase fatal em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo, SUPER/MAN: A HISTÓRIA DE CHRISTOPHER REEVE utiliza as próprias palavras de Reeve, bem como informações íntimas dos seus familiares mais próximos e amigos, para pintar um retrato rico e cheio de nuances de um homem que se recusou a ser definido pela sua fisicalidade e que provou que não é preciso collants e capa para ser um herói.
Depois de se tornar tetraplégico, Reeve aproveitou a sua reputação como Super-Homem para ajudar a financiar a investigação médica através da sua fundação, criando iniciativas para melhorar a vida das pessoas com deficiência em todo o mundo, tornando-se um líder carismático e um defensor incansável, tudo isto enquanto continuava a sua carreira cinematográfica à frente e atrás das câmaras, e se dedicava à sua amada esposa Dana e aos seus três filhos. Dana cuidou de Reeve heroicamente e após a sua morte aos 52 anos, manteve-se empenhada no trabalho de defesa de direitos, acabando por sucumbir tragicamente a um cancro do pulmão apenas 17 meses depois. A fundação foi renomeada como Fundação Christopher & Dana Reeve no primeiro aniversário da sua morte.
Ilustrado com uma infinidade de clips de Reeve como Super-Homem, bem como com outros papéis e filmes que realizou, e incluindo filmes familiares nunca antes vistos e um extraordinário tesouro de material de arquivo pessoal, o filme apresenta ainda as primeiras entrevistas longas filmadas com os filhos de Reeve, bem como declarações do irmão de Reeve, da sua primeira mulher, Gae Exton e de colegas e amigos de Hollywood, como Susan Sarandon e Glenn Close. O filme também apresenta extensas imagens de arquivo de Reeve com o seu melhor amigo e colega de turma da Juilliard, Robin Williams, que, com a sua esposa Marsha, foi uma fonte constante de apoio para Reeve e a sua família.
Uma história comovente e cinematográfica de bravura e perseverança, triunfo e tragédia, amor e devoção, este documentário conta a história notável de um homem que não só encarnou um herói sobrenatural no ecrã, mas também através da sua dedicação e resistência, se tornou um herói da vida real e símbolo de esperança para a sua mulher, a sua família e milhões de pessoas que tocou ao longo da sua vida.
Fazem parte deste documentário: os filhos Matthew Reeve, Alexandra Reeve Givens e Will Reeve; os atores Susan Sarandon, Glenn Close, Jeff Daniels, Whoopi Goldberg; o meio-irmão Kevin Johnson; o amigo Michael Manganiello; o produtor de “Super-Homem”, Pierre Spengler; e o ex-secretário de Estado John Kerry. O filme inclui ainda imagens de arquivo da esposa Dana Reeve, do pai Franklin Reeve, do realizador Richard Donner e da mãe Barbara Johnson.
A DC Studios apresenta SUPER/MAN: THE CHRISTOPHER REEVE STORY em associação com a HBO Documentary Films e a CNN Films em associação com a Words+Pictures com produção da Passion Pictures e da Misfits Entertainment em associação com a Jenco Films. Realizado por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui. O editor é Otto Burnham e o compositor, Ilan Eshkeri. Produção de Lizzie Gillett, Robert Ford e Ian Bonhôte. O diretor de fotografia é Brett Wiley. Os produtores executivos são Connor Schell, Libby Geist, Marie Margolius, Mark Meatto, Andrew Ruhemann, David Moulton, Andee Ryder e Daniel Kilroy. Escrito por Peter Ettedgui e co-escrito por Ian Bonhôte e Otto Burnham.